Posologia

É recomendado, no inicio do tratamento que este seja feito com uma dose mínima, sendo que esta nunca deve exceder a dose máxima recomendada (10mg/dia).
Em geral, os doentes que apresentam transtornos de ansiedade generalizada (TAG) ou perturbações relacionadas com pânico são os que exigem uma maior dose terapêutica comparativamente de pacientes que foram previamente tratados com antidepressivos ou hipnóticos (tranquilizantes menores) ou aqueles com histórico de alcoolismo crónico.
O Alprazolam tem muitos riscos associados à sua utilização, nomeadamente a dependência e efeitos colaterais potencialmente graves pelo que não é recomendável parar a toma deste fármaco sem consultar previamente um médico.
Parar a medicação de forma repentina pode despoletar sintomas intensos de abstinência podendo aumentar os problemas de ansiedade, dores musculares, confusão mental e irritabiliade. Assim a dose deve ser reduzida lentamente, pelo que a diminuição deverá ser não mais de 0.5 mg, de três em três dias.
A causa destes sintomas é em grande parte desconhecida, embora haja alguma evidência para a sub-regulação de locais de ligação de benzodiazepina do complexo de receptores GABA A, e para aumento do fluxo de cálcio e a serotonina (5-HT) que acontece durante a redução/paragem do fármaco.
O tratamento da ansiedade, no geral, não deve ser mais que 8 a 12 semanas e 8 meses no tratamento da perturbação de pânico. Esta duração já inclui a diminuição gradual recomendada.
Nas situações que requerem prolongar o tratamento ou aumentar a dose, deve-se proceder a uma avaliação prévia por um especialista e de forma cuidadosa de forma a evitar efeitos adversos. Por exemplo caso haja necessidade de aumentar a dose , este aumento deve ser realizado à noite para diminuir esses mesmos efeitos.
Bibliografia
Sean David Hood et al, (2014) Benzodiazepine dependence and its treatment with low dose flumazenil ,Br J Clin Pharmacol, 77(2): 285–294
“Resumo das características do medicamento – INFARMED.” [Online]. Disponível em : http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=39320&tipo_doc=rcm (acedido em 21-03-2016)
http://www.alprazolam.org/what.html (consultado em 2016-03-21)