População de risco

Alcoólicos - O álcool aumenta o efeito sedativo do alprazolam, deste modo pessoas que tenham este hábito são incluidas na população de risco. O uso concomitante de alprazolam com etanol pode potenciar os efeitos adversos no sistema nervoso como tonturas, sonolência e dificuldade na concentração.
Grávidas: Benzodiazepinas podem causar anomalias no recém nascido quando administradas durante a gravidez. O alprazolam é capaz de causar um aumento no risco da presença de anomalias congénitas quando administrado no primeiro trimestre da gravidez. Por ser um tipo de medicamento raramente urgente, deve evitar-se o seu consumo durante o primeiro trismestre da gestação. Os recém-nascidos podem porém desenvolver dependência física e de algum modo estar em risco de desenvolver sintomas de privação no período pós-natal.
Mulheres em Idade Fértil: Caso pretendam engravidar, ou suspeitem de gravidez, as mulheres que tomam alprazolam devem descontinuar com o tratamento, de acordo com as indicações médicas.
Aleitamento: O alprazolam é excretado no leite materno, por isso não deve ser administrado durante a fase de amamentação.
Crianças e Adolescentes: Para idades inferiores a 18 anos não existe estabelecimento de eficácia e segurança.
Idosos: A dosagem de alprazolam nos idosos deve ser reduzida.
Patologias Especiais: Doentes com tendências suicidas, associadas a extrema ansiedade e depressão grave: a administração nestes doentes deve ter em conta as precauções especiais e a posologia adequada prescrita. Os doentes com perturbações relacionadas com o pânico devem ter precauções ao utilizar doses de mais elevadas, tal como sob qualquer terapêutica com psicotrópicos.
Doentes com Insuficiência Respiratória Crónica: A dosagem deve ser reduzida, visto que podem desenvolver depressão respiratória.
Doentes com Alteração da Função Hepática: a medicação com alprazolam não está indicado no tratamento de doentes que sofrem de insuficiência hepática grave, pois podem potenciar o desenvolvimento de encefalopatias.
Doentes com Alteração da Função Renal: Doentes com alteração ou insuficiências renais que façam terapêutica com alprazolam devem tomar as precauções estipuladas.
Bibliografia
http://www.drugs.com/food-interactions/alprazolam,xanax.html (consultado em 04-04-2016)
http://www.drugs.com/pro/xanax.html#warnings (consultado em 04-04-2016)
“Resumo das características do medicamento – INFARMED.” [Online]. Disponível em : http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=39320&tipo_doc=rcm (acedido em 04-04-2016)