
Dependência

A dependência caracteriza-se por um estado em que se torna necessária a toma contínua do fármaco para impedir o aparecimento do síndrome de abstinência.
A paragem ou mesmo uma diminuição da dose pode levar a diversos sinais e sintomas característicos do síndrome de abstinência.
Alguns sinais de dependência incluem :
Por sua vez os sintomas podem ser físicos como psíquicos:
A gravidade dos sinais e sintomas podem variar conforme o grau de dependência sendo que a hipersensibilidade à luz, ao ruído e ao contacto físico, tremores e convulsões, cãibras e dores abdominais, sudorese, alucinações são os sintomas mais comuns.
O Alprazolam demonstrou eficácia para o controlo de sintomas de distúrbios de pânico, mas não é mais recomendado como uma primeira linha de tratamento farmacológico devido a preocupações sobre os riscos de desenvolvimento de tolerância, dependência e abuso potencial. Em 1980 já era recomendado a realização de mais estudos a cerca do alprazolam devido às preocupações dos possíveis efeitos adversos que este acarretava.
As características sócio-demográficas, características do meio familiar ,a dosagem de alprazolam prescrito , a duração do tratamento ,o álcool , a conjugação com outros medicamentos, o tabagismo,a gravidade dos sintomas depressivos são fatores que podem influenciar e levar a uma dependência do alprazolam.

Bibliografia
Sean David Hood et al, (2014) Benzodiazepine dependence and its treatment with low dose flumazenil ,Br J Clin Pharmacol, 77(2): 285–294
Isbister k. Geoffrey ,(2014) “Alprazolam is relatively more toxic than other benzodiazepines in overdose”, Br J Clin Pharmacol, 58(1): 88–95.
“Resumo das características do medicamento – INFARMED.” [Online]. Disponível em : http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=39320&tipo_doc=rcm (acedido em 23-03-2016)