top of page
Auto-envenenamento

 

Entre os métodos de suicídio, auto-envenenamento ou overdose é frequentemente escolhido. Os transtornos psiquiátricos são os principais fatores que contribuem para o suicídio, inferindo-se então que os farmacos psicotrópicos serão os mais comumente usadas para suicidio. A associação de benzodiazepinas e opiácios aumenta muito o risco de overdose.

 

Num estudo do ano passado numa zona rural da Coreia, verificou-se que cerca de metade da população que tentou o suicídio usaram substancias psicotrópicas (46.6%), seguido de produtos químicos agrícolas (21.9%). Das substancias psicotropicas, as benzodiazepinas e os hipnóticos foram os mais escolhidos, e que dentro das benzodiazepinas, alprazolam foi sem dúvida o de eleição.

 

Dados do INEM referentes ao número de intoxicações por medicamentos no ano de 2014:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados do  Instituto Nacional de Medicina Legal, dos 19 óbitos por overdose em 2011, nestes existiam mais que uma substância, sendo a associação de benzodiazepinas e álcool a mais comum (42%) seguido das substancias ilícitas na presença de álcool (37%). A idade média das vítimas era de 38 anos, sobretudo nas entre 35 e os 44 anos e dos 25 aos 34 anos.

 

 

 

 

 

 

 

Porque os transtornos psiquiátricos são os principais fatores de risco para o suicídio e psicotrópicos um método comum de suicídio, a suspeita de tentativa de suicidio deve ser avaliada com cuidado na prescrição de medicamentos para pacientes com transtornos psiquiátricos, especialmente depressão.

 

 

 

Bibliografia

 

Kim, J. et al. (2015) High Prevalence of Psychotropics Overdose among Suicide Attempters in Korea, Clin Psychopharmacol Neurosci., 13(3): 302–307

 

Infarmed (2010): “Análise da Evolução da Utilização de Psicofármacos em Portugal Continental entre 2000 e 2009”

 

“Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020”  Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Lisboa 2013

bottom of page